Rio Grande do Sul e Uruguai fazem parceria para criação de atlas eólico

[:br]

Missão gaúcha foi enviada para debater estratégias e cronograma de ações. Novo atlas terá dados medidos a 100 metros de altura.

O Governo do Rio Grande do Sul enviou uma comitiva para o Uruguai para tratar de diversos temas, entre eles o da energia eólica. A missão foi recebida na última quinta-feira, 12 de janeiro, pelo vice-ministro da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, Edgardo Ortuño. Os integrantes conheceram a matriz energética do Uruguai e políticas voltadas para o setor. Ficou acertada a elaboração de um atlas eólico conjunto Rio Grande do Sul-Uruguai, viabilizando o compartilhamento de informações e a compatibilização de metodologia de dados existentes junto a órgãos brasileiros e uruguaios.

Segundo o coordenador de Energia e Comunicações da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Eberson Silveira, trata-se de uma atualização do atlas do estado, desta vez com dados medidos a 100 metros de altura, uma vez que quando foi elaborado, há dez anos, a medição foi feita com venots de 50 metrosde altura.A energia eólica é um dos temas estratégicos para os projetos de desenvolvimento do Rio Grande e do Uruguai. A missão do estado foi enviada com o objetivo de debater estratégias e propor um cronograma de ações para 2012. A ideia fundamental é a de que a ação conjunta permita uma grande escala de produção de energia eólica, com a ampliação dos parques existentes e a criação de novos, com a perspectiva de atração de investimentos da indústria de equipamentos para a região.

Para o vice-ministro, o atlas é mais um passo no caminho de cooperação efetiva entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, em áreas importantes e estratégicas como o desenvolvimento de energias renováveis alternativas que, além de melhorar a capacidade de energia nos dois países, contribuem para o cuidado com o meio ambiente. Sergio Dias, presidente da CEEE, é um dos integrantes da comitiva gaúcha no Uruguai, que é composta na sua maioria por membros do governo do estado Rio Grande do Sul.

 

Fonte: canalenergia.com.br[:]

Compartilhe esta notícia
LinkedIn
Twitter
Facebook
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudar?