[:br]Com a finalidade de apresentar as novidades e abordar alguns pontos importantes para o desenvolvimento das etapas e ações da edição especial de 2014, o Programa Transportadora da Vida promoveu na tarde de quarta-feira, 26 de março, um seminário técnico no auditório doSETCERGS.
“Neste ano serão 30 empresas de diversos portes e segmentos do transporte rodoviário de cargas que participarão da edição especial deste programa desenvolvido em parceria com a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga”, declarou a coordenadora de Responsabilidade Social doSETCERGS, Janete da Fontoura, na abertura do evento. Destacou que foi adaptado o calendário de avaliação da edição deste ano para realizar a solenidade de certificação durante TranspoSul – 16ª Feira e Congresso de Transporte e Logistica.
Janete ressaltou que para oferecer ferramentas que possibilitem aos “Embaixadores da Vida” mais conhecimento para o desenvolvimento das ações para atender essa certificaçãofoi organizado uma palestra com o especialista em Educação e Segurança no Trânsito, Eduardo Biavatti, para falar sobre os “Desafios para uma Década: Segurança Viária e Responsabilidade Social Empresarial”.
Caminhada pela Vida
A presidente Diza Gonzaga, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, recapitulou o início dessa parceria com o SETCERGS. “Sempre é um momento emocionante empreender essa caminhada da vida. Ao iniciar o ciclo de uma nova edição, lembro que a história desse programa iniciou na gestão do presidente Sérgio Neto”, assinalou.
Disse que guarda na lembrança a primeira ação que ocorreu no Posto Buffon, na BR-386, quando fez a primeira abordagem a um motorista de caminhão, que estava acompanhado de sua esposa. “Ela me perguntou sobre os motivos do nome da Fundação. Expliquei que o Thiago era meu filho e foi vítima de um acidente de trânsito. Essa senhora então respondeu que também havia perdido um filho na estrada”, comentou Diza.
Reiterou que o Programa Transportadora da Vida tem como meta maior diminuir as estatísticas de mortes no trânsito e tem dois desafios: o primeiro é humanizar a relação com que ela chama “os gigantes das estradas”. “Para muitas pessoas o caminhão é considerado o vilão no trânsito. Mas nem sempre são os culpados. Por isso nosso grande desafio é mudar essa imagem”, declarou.
Já o outro desafio é fazer com que os embarcadores também se sensibilizem e contratem preferencialmente as empresas que carreguem o Selo Transportadora da Vida. “Esse selo é a mudança de cultura de uma empresa. Uma mudança para a preservação da vida”, assegurou. Agradeceu a Zatix por ter compreendido o objetivos dessa parceria da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e o SETCERGS ao patrocinar o Programa Transportadora da Vida.
Cultura da preservação da vida
Em seu pronunciamento no seminário técnico, o presidente do SETCERGS garantiu que o Programa vem trazendo os resultados previstos. Também agradeceu a patrocinadora Zatix. “Um abraço ao presidente Cileneu Nunes, que tenho a certeza está muito satisfeito com essa parceria”, externou Sérgio Neto.
Realçou que o Programa Transportadora da Vida é uma das mais importantes ações de responsabilidade social do SETCERGS. “Se tivéssemos mais espaços, colocaríamos mais empresas. Essa cultura de preservação da vida acaba sendo disseminada nas empresas. Todavia, muitas vezes os problemas com os acidentes de trânsito não estão nas empresas de transportes, mas na deficiência da infraestrutura das estradas, cuja grande maioria não está duplicada. Os veículos de cargas estão cada vez mais potentes e com alta tecnologia embarcada, enquanto a infraestrutura das rodovias continua as mesmas”, complementou Sérgio Neto.
Executivos da Zatix prestigiam o evento
O Programa Transportadora da Vida é patrocinada pela Zatix Tecnologia S/A, a maior e a mais completa empresa de rastreamento do país, foi criada em 2008 a partir da associação de três grandes players do mercado: Graber Rastreamento, Omnilink Tecnologia e Teletrim Monitoramento.
Neste seminário técnico a empresa parceira do SETCERGS marcou presença representada pela gerente comercial do Rio Grande do Sul, Roselaine Pimentel e da equipe comercial da região.[:]