Primeiro veículo do Aeromóvel do Aeroporto é içado e instalado nos trilhos

[:br]veículo é ajustado aos trilhos

Após uma viagem de dias desde a fábrica no Rio de Janeiro, chegou a Porto Alegre o primeiro veículo do Aeromóvel do Aeroporto de Porto Alegre. O veículo, denominado A-100, tem capacidade para 150 passageiros, e foi construído com materiais leves e modernos, cumprindo o objetivo do sistema Aeromóvel de ser um meio de transporte de capacidade média com baixo peso morto e baixo custo.

Diante de dezenas de profissionais de imprensa e outros espectadores interessados, o veículo foi içado por dois guindastes às 11h12min de hoje e, após 20 minutos de manobras delicadas e ajustes precisos, foi finalmente instalado nos trilhos da via permanente. Os trabalhos da instalação seguem à tarde com a instalação do mastro e placa de propulsão no veículo, inseridos no duto através de uma abertura destinada a manutenção.

Feita esta instalação, serão necessários alguns meses para ajustar os detalhes operacionais do sistema, tais como controle de propulsão, eletrificação do veículo, abertura de portas e etc. A previsão é que o veículo entre em operação comercial no segundo semestre deste ano. O sistema será dotado ainda de um segundo veículo, de maior capacidade, cuja montagem iniciou recentemente. Os veículos percorrerão um trajeto de 998 metros, interligando a Estação Aeroporto do Trensurb ao Terminal de Passageiros 1 do Aeroporto Salgado Filho. O percurso será tarifado de forma integrada ao Trensurb, permitindo a baldeação entre os dois sistemas sem nenhum custo para o passageiro.

O Blog Porto Imagem esteve presente a este importante evento, tirando fotos e conversando com os envolvidos. Testemunhamos a seriedade do trabalho das empresas envolvidas na operação, bem como a emoção estampada nos rostos dos que batalharam para ver esse dia chegar, como Oskar Coester (inventor do Aeromóvel) e Diego Abs (engenheiro responsável pelo projeto). Saudamos a todos os envolvidos, e restamos ansiosos pelo início das operações.

[nggallery id=25]

 

Fonte: Porto Imagem Blog.[:]

Compartilhe esta notícia
LinkedIn
Twitter
Facebook
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudar?