Montagem da P-55 em Rio Grande entra em fase final

[:br]Está pronta para ocorrer a fase mais desafiadora da construção da plataforma P-55.

Será realizado o mating, operação para unir o casco fabricado em Pernambuco ao módulo construído no Estaleiro Rio Grande.

Saiba mais
Confira como será o processo

O dique do estaleiro no sul do Estado está sendo inundado completamente pela primeira vez para que o casco da plataforma seja deslocado do canal de acesso ao porto para dentro da estrutura.

É a última preparação antes da integração das partes. O processo de manobra da embarcação está previsto para ocorrer na manhã desta segunda-feira. O enchimento do dique seco tinha previsão de durar quase todo o fim de semana passado em Rio Grande.

Estrutura com 350 metros de comprimento, 130 metros de largura e profundidade de 13,8 metros abaixo do nível do mar, o dique tinha previsão de ficar completamente cheio de água por volta da 1h30min desta segunda, depois de 36 horas de trabalho.

Se as condições climáticas estiverem favoráveis, ainda antes do amanhecer, por volta das 6h, será aberta a porta batel (portão do dique), permitindo a entrada do casco, que será guiado por rebocadores.

O processo de esvaziamento deve começar somente amanhã. Para evitar contato com a água, o deckbox (convés da plataforma) já foi erguido a mais de 10 metros de altura e está preso no dique.

Na terça-feira, ocorrerá o içamento da estrutura em mais 37 metros, chegando a cerca de 47 metros no total. Essa etapa poderá ser vista da cidade. O passo seguinte será o encaixe dos módulos no casco, com o dique já esvaziado.

Depois de pronta, a gigante de mais de 8,8 mil metros quadrados será a maior plataforma semissubmersível do Brasil.

A P-55 será instalada no Campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ), com capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo por dia. A previsão da Petrobras é de que a plataforma comece a operar no primeiro semestre do próximo ano.

Fonte: ZERO HORA[:]

Compartilhe esta notícia
LinkedIn
Twitter
Facebook
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudar?