Ação solidária devolve dignidade ao monumento em homenagem ao Padre Cacique

[:br]

Busto estava guardado em um depósito devido à ação de vândalos e será instalado em frente ao Asilo que leva o nome do seu fundador.

Uma ação que mistura respeito à história e voluntariado. O busto do Padre Cacique foi levado para um lugar nobre que carrega seu nome por mais de 100 anos: o Asilo Padre Cacique. A cerimônia de inauguração está marcada para domingo (17/06), às 10h30.

Anteriormente instalado nas dependências do Parque Farroupilha, o monumento foi alvo de depredações e vandalismo. Sem uma saída para o problema a Prefeitura de Porto Alegre se viu obrigada a retirar o busto e guardá-lo em um depósito, escondido e sem qualquer visibilidade. Agora ele será devolvido à população ganhando um lugar especial em frente ao Asilo Padre Cacique.Haverá uma missão e o Coral de Santa Catarina presente no evento.

– O ato é um resgate de um pedaço importante da história para sociedade porto-alegrense e gaúcha. Para o Asilo Padre Cacique nos traz uma saudosa sensação da expressão de que o “bom filho à casa torna” – afirmou o presidente do Asilo Padre Cacique, Edson Brozoza.

A intenção inicial de fazer o translado do busto, construído em bronze, foi barrada pelo alto custo com a logística. Por estar localizadas sobre um pedestal com pedras maciças e pesadas, foi preciso orçamento com empresas especializadas. A entidade não conseguiu bancar o serviço. Foi aí que a solidariedade falou mais alto, através da iniciativa da empresa Darcy Pacheco, que sensibilizada com a necessidade do resgate histórico disponibilizou sem custo algum, profissionais e máquinas para o transporte. O movimento de retirada das peças foi realizado na manhã da quarta-feira (02/05)

– Essa era uma vontade antiga da diretoria do Asilo Padre Cacique. Sabíamos que ele estava guardado e por muito tempo negociamos com a Prefeitura e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Agora ele ficará em uma posição de destaque em frente ao prédio do Asilo com iluminação especial – comemorou a diretora técnica do Asilo Padre Cacique, Cristina Pozzer Mesquita.

Nenhum dos 38 monumentos e placas da Redenção escapou dos vândalos, o que motivou a ação da Prefeitura de retirada de todos os monumentos. O busto de Padre Cacique ficava próximo ao Instituto de Educação, nas proximidades da Osvaldo Aranha.

Fonte: Asilo Padre Cacique[:]

Compartilhe esta notícia
LinkedIn
Twitter
Facebook
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudar?