[:br]Uma megaoperação é planejada para transportar cargas do porto de Rio Grande para a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas. A última peça do lote deve chegar entre esta quarta-feira e quinta. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), essa será a maior operação do tipo já feita no Rio Grande do Sul.
As peças foram importadas da Itália e servirão para ampliar a refinaria. As primeiras chegaram há 45 dias e serão armazenadas até que o lote esteja completo. Com altura equivalente a um prédio de quatro andares, os equipamentos serão transportados via fluvial e rodoviária.
Segundo o grupo Darcy Pacheco, responsável pelo transporte, horários e data da viagem ainda dependem de liberação da Receita Federal, o que deve levar cerca de uma semana.
— A operação não se limita ao transporte, mas a um processo de segurança para que haja a menor interferência por onde os veículos vão passar — explica o gerente de logística Newvani Cirolini Correa.
Serão nove dias de operação e oito de viagem. Devido à complexidade, haverá a interrupção de energia elétrica e no serviço de telefonia do trecho de 65 quilômetros via terrestre.
Fonte: Zero Hora[:]