[:br]A Refinaria Alberto Pasqualini – Refap é a sexta maior refinaria do sistema Petrobras no Brasil. Localizada em Canoas, no Rio Grande do Sul, tem o seu crescimento impulsionado por obras de expansão que estão a todo vapor e contam com a participação da UTC Engenharia, como contratada principal e com o Grupo Darcy Pacheco como sua subcontratada. Os benefícios da expansão vão além dos números. O processo de modernização da Refap contribuirá para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Atualmente a Refap tem capacidade instalada de 200 mil barris de petróleo por dia e produz, principalmente, óleo diesel e gasolina, além de nafta petroquímica, propeno, GLP, querosene de aviação, óleo combustível e asfalto.
A expansão – O projeto para a instalação de uma nova unidade de Hidrotratamento de Diesel UHDT II On Site irá possibilitar à Petrobras produzir um diesel com maior grau de pureza, reduzindo o teor de enxofre de 500 para 10 partes por milhão ou PPM, atendendo às exigências dos órgãos regulatórios e dos mercados nacional e internacional. A expansão ainda prevê uma nova Unidade de Geração de Hidrogênio II – UGH II, que permitirá a utilização de carga com gás natural, gás de refinaria, butanos e nafta, flexibilidade fundamental que diferencia esta Unidade de outras em operação na Petrobras.
O contrato firmado entre o Grupo Darcy Pacheco com a empresa UTC Engenharia prevê a execução dos serviços de transportes verticais e horizontais e trouxe uma expansão empresarial em 30%, no pico da obra. Chegou a envolver cerca de 150 equipamentos, entre eles: guindastes que elevam de 30 toneladas até 500 toneladas, guindautos, manipuladores telescópicos, plataformas elevatórias, empilhadeiras, carretas, caminhões comboios, caminhões irrigadeiras, caminhões à vácuo e caminhões poliguindastes.
A Refap representa um empreendimento único e inovador e é um dos maiores contratos individuais do Grupo Darcy Pacheco atualmente. Foram gerados em torno de 300 novos postos de trabalho no pico das obras. Para adequar-se aos prazos contratuais, o Grupo Darcy implementou em conjunto com a UTC Engenharia um segundo turno de trabalho (noturno).
UHDT II – Off Site
- Este projeto da UHDT II – Off Site compreende a construção das interligações, tratamento de água e ligações desta unidade, com 27 unidades existentes na Refap.
- Ampliação do sistema de ar de instrumento e ar comprimido (U-0025);
- Ampliação do sistema de nitrogênio líquido;
- Ampliação do Centro Integrado de Controle (U-1180);
- Ampliação da ETA com a instalação do novo Trem de Osmose Reversa e o novo skid de Microfiltração (U- 1246);
- Ampliação do Sistema de Água de Caldeira U-1248;
- Ampliação da Subestação SE-8005 e execução de 730 tie in’s.
No projeto do Off Site, podemos destacar a construção dos seguintes sistemas:
- Sistema de Alívio de Pressão III (Tocha Principal e Tocha Química). Atualmente, a Refap possui dois sistemas de Alívio de Pressão que trabalham em paralelo continuamente. A construção da Tocha III possibilitará a parada dos sistemas existentes para a manutenção preventiva.
- A Unidade de Águas Residuais VI UAR-0707, que tem a função de reduzir concentração de H2S e NH3 para teores que permitam seu envio para reuso nas Unidades de Hidrotratamento. A UAR-0707 é projetada para tratar 50m³/h de águas ácidas provenientes das Unidades de Hidrotratamento;
- Construção da 7ª Célula da Torre de Resfriamento U-1250. A construção da UHDT II e UGH II (On Site) aumentará a demanda de água de resfriamento em 1.250 t/h.
- Adequação da mistura, medição e expedição de diesel para a produção de diesel S-10 e S-500.
A implantação desse projeto visa atender ao futuro mercado de diesel S-10 e S-500 e dar mais confiabilidade para o sistema atual de medição de diesel da Refap. Possibilitará a mistura em linha de diesel S-10 e S-500 na vazão de 1500 m³/h de maneira segregada e simultânea e expedição simultânea para as companhias de diesel S-500 na vazão de 1000 m³/h e de diesel S-10 na vazão de 550 m³/h.
UHDT II – On Site / Off Site
O Grupo Darcy é responsável pelo transporte de peças para as etapas de construção e Montagem Industrial necessárias para uma planta deste porte, sempre se preocupando com o cumprimento da Legislação Ambiental.
Utilizando o programa de manutenção de equipamentos do Grupo, foi implementado um sistema de controle para cada equipamento de montagem contendo:
- Monitoramento de fumaça preta;
- Programa de autofiscalização da correta manutenção da frota;
- Manutenção preventiva mensal;
- Teste de opacidade;
- Disponibilidade de kits de mitigação;
- Extintores de incêndio;
- Anteparos de contenção.
Com estas medidas, o Grupo garante ao cliente a segurança e o respeito ao meio ambiente, de acordo com os requisitos contratuais.
GRUPO DARCY PACHECO TRAZENDO SOLUÇÕES PARA GRANDES OBRAS![:]